Psicografias

O que é psicografia? Como conseguir uma?

KARDEC RIO PRETO | Fernando Rossit

Psicografia é uma faculdade que permite a certos médiuns escreverem sob a ação de Espíritos. Quem a possui é chamado de médium psicógrafo ou escrevente.

É a faculdade mediúnica mais suscetível de ser desenvolvida pelo exercício. Além disso, é o meio de comunicação com os Espíritos mais simples, mais cômodo e mais completo.

O fato da mensagem ser escrita permite que façamos um estudo mais cuidadoso, analisando o conteúdo transmitido, o estilo, as ideias contidas no texto escrito.

Além disso, em alguns casos, podemos até identificar o autor pela letra ou assinatura.

Existem 3 tipos de médiuns psicógrafos:

-mecânicos: São raros. Nesse caso, o Espírito atua diretamente sobre a mão do médium, impulsionando-a. Independe da vontade do médium e ele nem toma consciência do que está escrevendo. Na nossa Casa Espírita (Kardec) conhecemos dois médiuns psicógrafos mecânicos. Algumas vezes eles escrevem com as duas mãos e de trás para a frente (da direita para a esquerda), sem nenhuma consciência do conteúdo das mensagens. Somente após o término da comunicação é que se torna possível saber o que foi escrito. Quando escrevem com as duas mãos, são dois Espíritos que se comunicam simultaneamente – prova inconteste de que os Espíritos atuam diretamente sobre suas mãos, sem passar por sua mente (alma).

-intuitivo: São muito comuns. O Espírito comunicante atua sobre a alma do médium, identifica-se com ela e lhe transmite suas ideias. De posse do pensamento o médium se expressa conforme suas condições intelectuais e morais. Nesse caso, o médium funciona como um verdadeiro interprete do Espírito comunicante e toma conhecimento do que o Espírito quer escrever.

São comuns, também, os Médiuns psicógrafos semi-mecânicos. O Espírito também atua na mão do médium (como no caso dos mecânicos) dando algum impulso, mas o médium não perde o controle da mão e se escreve o faz porque quer. Tem consciência do que escreve na medida que as palavras vão sendo escritas. É um misto de psicografia mecânica e intuitiva.

Considerando que o médium é um interprete do Espírito, este, quando quer escrever, tende a procurar o “interprete” mais apto para expressar seus pensamentos, de sorte a permitir que a mensagem que ele quer passar não sofra alterações.

Ocorre o mesmo entre nós, os encarnados. Se você estivesse na Rússia e quisesse se comunicar com as pessoas de lá e tivesse à disposição, por exemplo, dois interpretes, procuraria aquele mais apto a transmitir sua fala. Se dentre os dois interpretes, você reconhecesse num deles deficiências, isto é, falta de domínio das línguas russa e portuguesa, o descartaria, pois não teria confiança na interpretação e reprodução de sua fala.

Assim acontece com os Espíritos que desejam se comunicar conosco: sempre procuram o médium mais apto a fazê-lo. Somente quando não encontram é que se utilizam daquele que se apresente com boa vontade, embora as limitações próprias.

Quando o médium se encontra apto?

O médium sempre influi na comunicação mediúnica porque intermedeia o pensamento do Espírito comunicante e a sua expressão no plano terreno.

Estabelece-se uma verdadeira corrente mental entre o médium e o Espírito: o Espírito emite seu pensamento e o médium capta e o “traduz” de acordo com suas condições de assimilação (intelectual e moral).

Portanto o médium tem necessidade de se preparar para ser um bom interprete dos Espíritos.

A sua especialização se dá, como em tudo na vida, pelo seu esforço, estudo, exercício, sua dedicação e boa-vontade. O treino (exercício) se faz necessário, mas sempre num grupo espírita bem preparado.

Há que estudar muito para se especializar.

Ter consciência do processo mediúnico: como se dá, o que poderá fazer para ajudar e não trazer obstáculos para a comunicação.

Aprender todas as técnicas da mediunidade: como se concentrar, como estabelecer a ligação com o Espírito comunicante, por exemplo.

Como o uso que faz da sua faculdade depende de suas intenções (moral), somente o médium honesto, humilde, simples, que aplica o que aprende, que emprega sua faculdade para o Bem das pessoas, é que vai poder contar com a simpatia dos Espíritos sérios e bons, que poderão ajudá-lo no exercício de sua faculdade.

Tudo é conquista. Nada é de graça.

Bibliografia de apoio:

-O Livro dos Médiuns-Allan Kardec

-Mediunidade: Therezinha de Oliveira

13 Replies to “O que é psicografia? Como conseguir uma?

  1. Cleomar Ferreira moraes disse:

    Gostoria muito de receber uma mensagem do meu esposo mas não tem nem um mês que ele faleceu tá muito difícil pra mim

  2. Wesley de Souza e Silva disse:

    Gostaria muito receber uma carta de meu avô falesceu 2006

  3. Bom dia. Gostaria de receber uma psicografia da minha mãe desencarnada em 29/06/2016. Muito grata!

  4. SOLANGE SILVERIO BERMUDES disse:

    NELSON BOTELHO BERMUDES nascimento 09/08/1960 desenarnado em 16/01/1989 e PRISCILA SILVERIO BERMUDES nascimento 11/7/1986 desencarnada em 11/11/2017. Gostaria, que se possível fosse, receber uma comunicação dessas pessoas

  5. Como gostaria de receber uma carta da minha prima Marijalma, queria saber se ela estar bem como ela está ela foi embora em 2017.

    1. deves procurar um centro espirita que tenha trabalhos mediúnicos de psicografias.

  6. Márcia Rubano de Senne disse:

    Gostaria de receber carta psicografada do meu marido falecido em 09/10/2019. Obrigada

    1. deves procurar um centro espirita que tenha trabalhos mediúnicos de psicografias.

  7. Eliane Aparecida Rezende Soares disse:

    Gostaria de receber carta psicografada do meu esposo Antonio Almiro Soares nascido em 15/02/1960 e falecido em 06/01/2019, obrigada.

    1. Eliane Aparecida Rezende Soares disse:

      Gostaria de receber carta psicografada de Antônio Almiro Soares falecido em 06/01/2019 , meu esposo. Obrigada

  8. Gostaria de receber uma carta psicografada do meu Pai Desencarnou 15/12/2019 foi um infarto nos pegou de surpresa pois nao sentia nada estou muito mal choro todos os dias,o qie me consola sao os livros espiritas e o evangelho no lar todas as segundas e quintas.
    Mta Luz e Paz

  9. Valdirene Aparecida Vilhena da costa disse:

    Boa noite
    Tenho tido alguns sonhos seguidos com meu pai e minha mãe já falecidos. A sensação é de que eles querem me avisar de algo. Por favor preciso muito de uma carta psicografada deles. Minha mãe é Maria vilhe a da costa falecida em 28/06/1988 e meu pai Valdeci da Costa falecido em 06/10/2010. Obrigada

  10. Ellen Cristina Roza disse:

    Há tempos eu venho lutando para aceitar a partida da minha avó. Não fui ao seu enterro para não ter na memória a última visão dela no caixão. Não me despedi. Não sei se seria possível ela mandar algo para mim um dia, em palavras um alento para a minha alma. Direto eu sonho com ela, e nos sonhos ela está viva, ora sorridente, mas sempre calada. Quase em nenhum sonho ela fala algo. É possível eu pedir uma comunicação de vocês com ela? Nome dela: Maria da Penha Rampinelli Roza, faleceu em janeiro de 2014. Não sei a data de nascimento dela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *